Já que hoje foi falado da enquete do Rock, resolvi postar aqui um curto desabafo. Alguns poderão me criticar, mas deixo aqui meu pensamento, com ressalvas abaixo. O texto destacado não fui eu quem escrevi, estou transcrevendo aqui com uma pequena adaptação.
"Se o campeonato de Air Guitar já me assustava, o de Guitar Hero realmente me apavora. Estão matando os verdadeiros roqueiros! Nenhuma guitarra de plástico nunca fará um solo como o do Slash VMA de 1995 nem como Eddie Van Halen. Mas além disso o quê nos mostra que o rock pode estar fardado à extinção: as bandas emocore ou coloridas, por exemplo. Meu medo é, no futuro, ir em um Museu do Rock e me deparar com isso."
Achei o texto um tanto quanto alarmista, mas sua essência é verdadeira. Uma das partes que achei estar meio exageradas é que esses jogos fazem com que a geração atual possa conhecer o que realmente é uma boa música, que um dia foi feita, não esses porcarias que estão rolando por ai. Quero acreditar que não vamos chegar a tal ponto de deixar de aprender a tocar qualquer instrumento que seja - veja bem, eu disse instrumento, nada de pandeiro - para virar músicos de video-game. Creio que esses jogos possam até incentivar os jogadores para aprenderem a tocar. Mas isso não tira a necessidade de uma mudança, precisamos reviver os velhos tempos, o mundo tem que voltar a lançar verdadeiras estrelas do Rock para que no futuro nossa época também possa ser lembrada pelos fãs do Rock como um tempo em que se fazia música de qualidade, não lixo.
Até mais!
Texto: Jacaré Banguela.