Um morador de Balneário Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina, indgnado com a questão de segurança pública, promete fazer justiça com as próprias mãos. Em uma carta, assinada por O Justiceiro, alguém fez uma lista negra com 23 nomes. E, se as autoridades não tomarem uma providência, o homem promete matar todos.
A carta-desabafo circula na cidade há vários dias e chegou na delegacia essa semana. Os nomes citados na carta seriam ladrões, usuários de drogas e traficantes conhecidos no município, segundo o delegado Jorge Giraldi.
— São pessoas com passagem pela polícia. Desses nomes, não conheço apenas uns três. A maioria usuários de crack que praticam furtos para sustentar o vício — explicou.
Para Giraldi, o homem autodenominado O Justiceiro conhece bem os criminosos da região de Arroio do Silva, mas os citados não são os mais perigosos. Os piores, apontou o policial, estão presos. O autor da carta também apresentou um texto bem escrito.
De acordo, com a polícia, várias cópias da carta já circulam pela cidade nas caixas de correspondência e pelo comércio. O delegado afirmou que vai investigar o caso. Giraldi alerta que o responsável por esse tipo de prática pode ser indiciado por ameaça e apologia ao crime.
DATA 29/07/2011 Fonte: Diário Catarinense
==================================================================================================
ATUALIZAÇÃO
A Polícia Civil de Santa Catarina investiga se uma tentativa de assassinato ocorrida no final de semana pode estar relacionada à ação de um homem que se autodenomina como "Justiceiro". O caso ocorreu em Balneário Arroio do Silva, litoral sul do Estado.
De acordo com a polícia, um homem com iniciais A.B.M., 38 anos, teria sido atingido por três tiros diante de sua casa. Ele, que possuía passagens pela polícia, era o primeiro de uma lista de 23 nomes apontados como criminosos pelo Justiceiro.
O delegado Jorge Girardi, responsável pelo caso, anexou a carta do Justiceiro no inquérito e prometeu apurar a relação entre os casos. A vítima acabou atingida nos joelhos e tórax e permanece internada em estado grave. Girardi afirmou não aprovar a atitude e prometeu que a cidade não iria se transformar em um "caso de faroeste". "Acredito que o tal Justiceiro possa ter começado a agir, mas não vamos permitir isso", disse.
Em uma carta entregue em vários pontos da cidade, o Justiceiro criticou a ação da polícia e prometia "limpar Balneário Arroio do Silva da criminalidade". O material tem circulado pela cidade há cerca de duas semanas.
HOJE FOnte: TERRA
Será que ele não podia passa em Brusque também?